Com mais de 40 anos de experiência, um renomado hospital oftalmológico decidiu dar um passo a frente em sua forma de trabalhar e contratou o serviço de Product Design para descobrir e desenvolver uma solução que os levasse para um outro patamar, vendendo o conhecimento e a experiência para outros que quisessem replicar a fórmula de sucesso deles.
Participantes: Raphael Miranda, Evelyn Thomaz, Cristiane Marcondes, Miguel Marcondes, Tom Albuquerque, Sander Sales, Lucas Azevedo, Marly Prado
Ferramentas utilizadas: Benchmark, Shadowing, Entrevistas em profundidade, Personas, Jornada do Usuário, Service Blueprint, Diagrama de Navegação, Protótipos de alta fidelidade
Sendo um hospital oftalmológico renomado na região, o fluxo de pacientes dentro dele é expressivo, e o sistema atual deles - apesar de ser bom e todos gostarem - apresenta instabilidades e está em uma versão muito antiga, sendo uma aplicação desktop. Como possuem uma vasta experiência na área, a intenção do cliente era transformar todo esse conhecimento em um produto digital que pudesse ser vendido para outras clínicas, colocando juntamente o método de trabalho testado e validado - que é o utilizado atualmente.
No final do período pré-estipulado deveríamos apresentar sugestões de melhoria do processo atual e protótipos do que poderia se parecer este novo produto.
Na venda do serviço o time de design se reuniu e, baseado nas demandas do cliente e no tempo que tínhamos disponível, decidiu quais workshops e atividade conseguiríamos realizar. Todos concordamos que fazer um Benchmark inicial seria interessante para entender melhor o que o mercado já estava praticando. Como a ideia inicial do cliente era criar um novo produto baseado no sistema que ele já tinha construído antes, fazer um shadowing pareceu como uma prática iminente neste processo. A partir disso todas as outras atividades realizadas foram sendo feitas a medida que víamos o valor que poderia ser entregue a partir delas.
Depois de todo o trabalho realizado a realidade do local entendida, conseguimos extrair alguns pontos de melhoria que ultrapassavam a dimensão do virtual e poderiam influenciar positivamente o espaço físico do hospital e melhorar os processos que já ocorriam. Nossas sugestões foram bem recebidas por toda a equipe e todos ficaram animados com o que poderia acontecer a partir dali. Nossa equipe também ficou satisfeita com tudo que conseguimos realizar em um curto período de tempo e também acreditou no potencial deste novo produto. Como pontos de melhoria, conseguimos encontrar:
Uma das reclamações mais frequentes que foram ouvidas foi a de que o tempo entre as aplicações do colírio não é contabilizado, dificultando o trabalho da responsável pela ilha, já que a mesma precisa realizar os pré-exames, passar os resultados para o sistema e medicar os pacientes que estão aguardando. Facilitando este processo, ela poderá dedicar mais tempo as outras atividades e ser mais assertiva no tempo da medicação.
Outro ponto que foi levantado, porém desta vez por parte dos médicos, foi da necessidade de se ver individualmente todos os exames e anotações que já foram feitas anteriormente, o que requer uma grande quantidade de cliques e transições de tela. Para solucionar parcialmente este problema, foi feito um protótipo que exibe, em uma tela única, todos os exames que foram preenchidos na data selecionada. Futuramente, caso esta funcionalidade seja bem aceita e auxilie de fato o fluxo dos usuários, esta tela poderá exibir todos os campos preenchidos independentemente da data.
Atualmente os pacientes não possuem nenhum tipo de interface que possam usar para interagir com os diferentes serviços oferecidos pelo hospital. Através desta plataforma os pacientes poderiam agendar consultas e confirmá-las, fazer solicitação de exames e ter acesso a receitas e outros documentos relativos a eles.
O hospital possui um amplo espaço, e várias atividades ocorrem simultaneamente por toda a clínica. Conseguimos observar que alguns pacientes não conseguiam se localizar e tinham dificuldades de encontrar o lugar que deveriam ir, parte pelo tamanho da clínica e outra parte por estarem sob efeito de colírios dilatadores. A adição de sinais visuais como mapas, placas e direcionadores em fita adesiva presos ao chão podem auxiliar que os pacientes encontrem mais facilmente seu próximo destino.
O software atual conta com uma grande quantidade de dados sobre os pacientes e os processos que rodam dentro dele, mas não possui relatórios que convertem esses dados em conhecimento e que trazem valor ao negócio. Muitas oportunidades de melhoria podem surgir da análise deste conteúdo.
Visto que o novo software será um produto vendido para outras clínicas oftalmológicas, a tecnologia da telemedicina poderá ser um grande diferencial do software em relação aos concorrentes e as outras soluções individuais do mercado.
Acredito que o principal aprendizado de todo esse trabalho foi o de que a cooperação por parte do cliente e um planajamento é metade do caminho andado. Por ter tido experiências anteriores com esse mesmo tipo de trabalho, ter feito todo o planejamento de antemão e sabendo quanto tempo cada parte dele costuma demorar foi essencial para que todos ficassem satisfeitos com o resultado final, entregando o que o cliente queria, no tempo esperado, e com a qualidade que poderíamos oferecer. Particularmente falando, também gosto muito de conhecer mais sobre outras áreas que não o design, e ter participado disso foi uma ótima oportunidade de ter uma imersão em um segmento de trabalho que nunca consegui antes. Conhecer melhor o dia-a-dia de um oftalmologista e da enfermagem de um hospital oftalmológico foi de fato uma experiência única.