app do cliente

Com a expansão da empresa e a necessidade de se criar uma ponte maior com seus clientes, uma consultora financeira vê em um app a solução de seus problemas.

Participante: Raphael Miranda

Ferramenta utilizada: Protótipos de alta fidelidade

problema inicial

Apesar de já ser oferecido um serviço em que os clientes podem assistir workshops ministrados pelos consultores - funcionários dessa empresa, que agem de forma autônoma -, a conversão não estava atingindo o resultado esperado. Após diversas conversas do board, ficou decidido a criação de um app para que o acesso aos vídeos ficasse mais fácil e dinâmico, incluindo também uma certa gameficação, a possibilidade de comprar os workshops (e a moeda que possibilita essa compra) de maneira transparente, e causar interesse nos outros produtos que são oferecidos.

nosso objetivo

Criar um protótipo de alta fidelidade para ser aprensentado em um evento que contava com a participação de todos os consultores da empresa, a fim de colher feedbacks e expectativas desste novo app.

como foi feito

primeiras ideias

Interface do Figma com as primeiras ideias do app
Para o começo do projeto, comecei rascunhando no Figma algumas ideias para a home do app. Decidi ir em uma linha mais clean pela quantidade de informações que seriam exibidas e por querer dar mais destaque para as imagens e cards que viriam em telas posteriores. Depois de trabalhar com algumas ideias iniciais, parti para o desenvolvimento da primeira versão da tela de perfil, que poderia me ajudar a decidir tanto a tipografia quanto a iconografia do projeto como um todo. Com uma concepção geral definida, fui para a feitura de fato dos protótipos.

home

A página inicial do app ficou simples, porém bem distribuída e com atalhos para as principais atividades que são feitas pelo app. Com um carrossel na parte superior, a empresa pode divuldar suas novas ações e produtos, e uma mensagem na parte inferior pode instigar o cliente a realizar alguma ativdade em troca de alguns pontos.
Tela home do app

workshops

Tela de workshops do app
Para a principal tela do app, decidi pela abordagem de lista em cards, pois assim a visualização de cada um dos workshops fica clara e visualmente atrativa - mostrando as informações mais relevantes daquele evento e dando a possibilidade de favoritá-los para ser avaliado em um momento futuro. Na parte superior, temos o botão de "Meus workshops" em que o cliente consegue acessar todos os vídeos que ele já comprou, possibilitando fazer uma aquisição e assistir (ou reassistir) quando quiser e puder. Logo ao lado, a informação de quantas moedas o usuário tem, o que o ajuda a ter noção da quantidade de workshops que ele pode comprar. Além disso, essa tela também conta com um campo de pesquisa por texto e diversos filtros, para facilitar a busca quando se tem um objetivo definido.

notificações

A tela de notificações segue o que já se é praticado em outros aplicativos, mostrando as atividades que envolvem o cliente e o compelindo a realizar três atividades: verificar as novidades do app, da empresa e do mercado; completar as atividades que lhe foram atribuídas; e instigá-lo a interargir na parte social do aplicativo.
Tela de notificações do app

perfil

Tela de perfil do app
Em seu perfil, o usuário consegue ter uma visualização rápida dos dados quantitivos que lhe competem, como quantas moedas ele tem para adquirir novos workshops, a quantidade de produtos que ele possui, e sua pontuação dentro dos sistema de ranking do aplicativo. Também fica evidente quem é seu consultor/consultora responsável e quais tarefas ele ainda precisa realizar em seu dia.

configurações

Para a parte de configurações segui com uma abordagem que divide bem as categorias e deixa claro o que pode ser encontrado em cada uma delas atráves do texto localizado logo abaixo do título.
Telas de configuração do app

dark mode

Exemplo de telas em dark mode
Após a primeira validação dos protótipos, a versão dark foi construída com base nos feedbacks dados pelos consultores.

resultados alcançados

Para a entrega final, foram feitas duas versões do app:

Interface do Figma com todos os protótipos de alta fidelidade em light mode
A primeira foi o light mode, com a intenção de causar impacto com as imagens e garantir um bom contrate do texto com os outros conteúdos.
Seguindo os novos padrões de mercado, também foi feito o dark mode, que ajuda a preservar a bateria do dispositivo e proporciona um maior conforto visual.
Interface do Figma com todos os protótipos de alta fidelidade em dark mode

os aprendizados

Por motivos de reorganização de prioridades e o vislumbre de novos horizontes e oportunidades dentro do mercado financeiro, o desenvolvimento do app foi engavetado. De qualquer forma, ele serviu tanto como um ótimo exercício para treinar minhas noções e habilidades em UI, área que tenho uma certa dificuldade, quanto como pontapé inicial para o desenvolvimento de um outro app para este mesmo cliente. Apesar de um começo conturbado sem muitas definições e com a dúvida de que se eu seria capaz de realizar esse projeto, tanto eu quanto o cliente ficamos satisfeitos com o resultado, e isso serviu para que eu aprendesse mais algumas coisas sobre UI Mobile e a confiar mais em meu potencial.

Obrigado por ter lido até aqui :D
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